Telemedicina em várias especialidades: como funciona

A telemedicina permite que você agende e realize sua consulta online, sem sair de casa e se expor aos riscos trazidos pela pandemia de COVID-19. Isso significa que você não precisará mais se deslocar para falar com seu médico, conseguir a requisição de um exame ou a prescrição do seu remédio.

Existe uma Lei Federal deste ano que autoriza o exercício da telemedicina em todo o país e o CFM – Conselho Federal de Medicina regulamenta a prática. Portanto, você estará seguro, pois será atendido de forma virtual com igual respeito e segurança do atendimento presencial, de acordo com o código de ética.

Consulta online pela telemedicina: como funciona?

A consulta online com o auxílio da telemedicina é bem semelhante à consulta presencial. Você tem o mesmo tempo e privacidade, mas conta com toda a facilidade de um atendimento sem a necessidade de deslocamento. Tanto primeira consulta, quanto retorno ou encaminhamento estão contemplados pela telemedicina, que tem a mesma validade de uma consulta tradicional.

Veja o passo a passo da consulta online:

  1. Você precisará fazer um agendamento prévio e, no dia da consulta marcada, receberá um link para acessar o ‘consultório virtual’. Através desse link que será feita a sua chamada de vídeo com o médico solicitado. Você e o médico se verão e conversarão normalmente. 
  2. Você precisará de um computador com câmera ou um smartphone com acesso à internet para conseguir realizar sua consulta sem problemas. É importante assegurar que a sua conexão com a internet também está funcionando normalmente e que a consulta ocorrerá sem problemas: faça uma videochamada com um amigo antes para um teste!
  3. O médico terá a sua disposição um prontuário que anotará o que foi tratado na consulta, da mesma forma tradicional. Logo após ouvir e conversar com você, ele poderá emitir o pedido de algum exame ou a prescrição do seu remédio, por exemplo, tudo isso de forma digital.

Quais as possibilidades e limitações da consulta online?

O único ônus da telemedicina fica por conta da impossibilidade da realização de exames físicos devido a limitação tecnológica. No entanto, todas as requisições normalmente feitas pelo médico tem a mesma validade. Inclusive, os mesmos padrões éticos são seguidos nas consultas online, resguardando o paciente.

O médico pode, inclusive, ter acesso de forma remota a exames que você realizou em uma consulta anterior, tendo em vista que a maioria dos laboratórios e clínicas utilizam plataformas digitais para disponibilização de exames, garantindo o acesso fácil ao médico, mesmo que distante.

Quais as grandes vantagens da telemedicina?

Sem dúvida, na atualidade, o destaque fica por conta da segurança da saúde do paciente, que não vai se expor ao deslocamento em transporte público ou contato com as outras pessoas para conseguir realizar sua consulta. 

O paciente também tem acesso ao que precisar referente à consulta em um portal digital, sem a necessidade de acumular papéis e correr o risco de perdê-los. 

O pagamento também fica facilitado, pois pode ser feito através de cartão de crédito, com toda segurança através de sistemas criptografados.

Consulta online, com diversos especialistas e a preço acessível na Leve Saúde

A Clínica Leve Saúde disponibiliza um sistema seguro e eficaz para realização de consultas online com diversas especialidades através da telemedicina. Você faz o seu agendamento online, faz o pagamento pelo cartão de crédito e recebe o link para acessar a sua consulta no dia, de forma prática, e consegue obter requisições, prescrições e direito a retorno se necessário.

Toda a comodidade disponível para você, com a mesma confiança, preço e qualidade da Leve Saúde que você já conhece. Saiba mais sobre a telemedicina na Leve Saúde e agende seu horário, clique aqui.

 

Deixe uma Resposta