Saiba como cuidar melhor da sua saúde

A palavra “cuidado” pode englobar diversos conceitos, como atenção, responsabilidade e zelo seja com você mesmo ou com outras pessoas. Neste artigo trataremos dos cuidados com a saúde, que além de abranger os aspectos físicos também estão relacionados às caracteristicas emocionais e mentais. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), ser saudável é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.

A saúde é um direito básico de todas as pessoas e comunidades. Em qualquer lugar do mundo é fundamental que a população tenha acesso aos serviços de saúde sem enfrentar qualquer barreira, seja ela geográfica, econômica, burocrática ou sociocultural. Mas, dentre todas estas informações uma é muito valiosa: cuidar da saúde começa por você.

Por isso, buscar a integridade física e mental do corpo também se concentra em readaptar o organismo aos novos hábitos conquistados. Tendo isso em vista, a pergunta que fica é: o que você tem feito para ser uma pessoa mais saudável?

Para te ajudar nesta tarefa, separamos abaixo CINCO dicas de como cuidar melhor da sua saúde. Confira:

Alimente-se de forma saudável

Esqueça as dietas loucas. Alimentar-se de forma saudável vai muito mais além, evite comer as famosas “besteiras” (alimentos com muita gordura saturada, ultraprocessados ou que contenham muito açúcar) e dinamize melhor as suas refeições, optando por alimentos naturais como frutas, legumes, grãos, oleaginosas entre outros. Troque os refrigerantes por sucos naturais e evite o excesso de bebidas que contenham cafeína. Por último: não faça mudanças bruscas sem antes consultar-se com um nutricionista!

Beba água

Para a nossa sobrevivência, beber água é uma tarefa primordial, já que o corpo humano é composto por aproximadamente 70% de água, por isso é fundamental manter-se hidratado para repor esses líquidos. Quando ingerimos água na quantidade correta, diversos benefícios podem ser notados, como a eliminação de toxinas, diminuição ou manutenção do peso corporal, reposição de vitaminas para a conservação dos tecidos como a pele e, por último, mas não menos importante, a prevenção de diversas doenças, inclusive relacionadas ao aparelho urinário.

Faça exercícios físicos

O sedentarismo pode desencadear diversos problemas de saúde como: obesidade, hipertensão, diabetes, problemas cardiovasculares e até mesmo depressão. Por isso, praticar qualquer atividade física é a melhor alternativa para evitar doenças. Comece mudando pequenos hábitos: use mais as escadas, em vez de elevadores; passeie com o cachorro; faça breves caminhadas e quando puder, estacione o carro mais longe. Após habituar-se a essa rotina mais dinâmica, escolha uma atividade que lhe dê prazer. O importante é estar sempre em movimento.

 

Livre-se de alguns hábitos

Fumar e/ou beber excesivamente são hábitos que comprovadamente fazem muito mal à saúde. Ambos se enquadram como principais fatores de risco para o desenvolvimento de inúmeras doenças. Estudos apontam que o tabagismo é um dos grandes responsáveis por aumentar a frequência cardíaca, contrair as artérias e causar graves irregularidades nos batimentos cardíacos, aumentando a carga de trabalho do coração. Quanto ao alcoolismo, a American Heart Association ressalta que o consumo exagerado pode aumentar os níveis de algumas gorduras no sangue (triglicérides), causar hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, além de problemas no sistema digestivo.

Realize consultas e exames médicos periodicamente

Muitas doenças são silenciosas, ou seja, possuem características assintomáticas e quando de fato os sinais que as

denunciam aparecem, é porque elas já estão instaladas há algum tempo, afetando negativamente a saúde. Desta forma, realizar consultas e exames médicos ocasionalmente, mesmo não apresentando nada fora do normal é fundamental para cuidar da saúde e, se for o caso, tratar alguma condição ou doença o mais cedo possível. Os exames periódicos possibilitam que o organismo seja monitorado e protegido de forma mais eficiente.

Aqui na Leve Saúde você encontrará mais de 20 especialidades médicas totalmente direcionadas para os cuidados com a sua saúde! Quer saber mais? Marque a sua consulte e acompanhe as nossas redes sociais!

Deixe uma Resposta