Raio-X: Descubra como é feito e para que serve este exame.

Todo mundo já fez ou já ouviu falar sobre um exame chamado radiografia, ou raio-x. O que muitos não sabem ou não entendem é qual o objetivo desse exame. Entenda tudo sobre a radiografia aqui!

O que é?

Também chamado de radiografia, o raio-x é um exame de imagem não invasivo, ou seja, que não exige qualquer intervenção sobre o organismo para ser feito. Se trata do exame de imagem mais antigo que existe. 

Esse exame funciona através da radiação em baixas doses de ondas eletromagnéticas – não visíveis aos olhos humanos – que atravessam os nossos tecidos e formam uma “fotografia” dos nossos ossos e/ou qualquer outra estrutura radiopaca, como pedras nos rins ou líquidos purulentos.

Como é feito o raio-x?

Por ser um exame de baixo custo, rápido de ser feito e que auxilia no diagnóstico de muitas doenças, costuma ser muito utilizado nas clínicas médicas, emergências e hospitais.

A forma de ser realizado depende da estrutura que se busca visualizar. Pode ser feito em pé ou deitado. A estrutura a ser investigada é colocada contra uma chapa e, em alguns segundos, é emitido um feixe de elétrons pelo aparelho de radiografia que irá atravessar o corpo com maior ou menor dificuldade, a depender da densidade do tecido. 

Os ossos, como são densos, bloqueiam a maior parte da radiação e formam uma “sombra” branca sobre o filme. Após alguns minutos, as imagens em 2D são reveladas em uma chapa. Portanto, quanto mais branca a imagem revelada, mais densa é a área. Por isso, ossos com pouca densidade são mais claros ao raio-x.

Indicações

O raio-x é utilizado em diversas situações, podendo ser decisivo no diagnóstico de fraturas ósseas, assim como auxiliar no diagnóstico de diversas doenças pulmonares como pneumonia, tuberculose ou até mesmo alguns tipos de câncer. A necessidade de sua realização é decidida a critério médico ou odontológico.

Outros exames, como a mamografia, angiografia e cateterismo também utilizam os princípios do raio-x. Esse exame também é útil para confirmar a realização correta de certos procedimentos, como a passagem de um acesso central ou de uma sonda nasogástrica.

Resultados

Raio x como funciona


Os resultados da radiografia podem ser avaliados pelo médico ou odontólogo solicitante ou por um especialista em radiologia, a depender da situação. Como se trata de um exame que exige olhos treinados e conhecimento anatômico, em situações de dúvida ou investigação diagnóstica a médio ou longo prazo, é recomendado que se faça o exame com um radiologista qualificado para emitir um laudo do mesmo. 

OBSERVAÇÃO: Vale ressaltar que muitas vezes o raio-x serve como um exame de triagem, ou seja, que auxilia para levantar ou descartar a suspeita de uma doença que deve ser melhor investigada mais tarde, com outros exames mais sensíveis e específicos para cada caso.

 

Cuidados

A realização do raio-x exige alguns cuidados. Para garantir a qualidade da imagem, por exemplo, é importante que o paciente retire qualquer adereço ou peça de roupa que possua materiais que interferem na passagem da radiação na região a ser analisada, como o metal.

A quantidade de radiação emitida pelos aparelhos radiográficos é segura, desde que a pessoa não se submeta ao exame muitas vezes. Por isso, costuma-se utilizar coletes de chumbo, que protegem as demais áreas do corpo da radiação. Esse cuidado é necessário, pois o excesso de radiação pode ser um dos fatores que levam à formação de câncer.

Contraindicações

O raio-x é um exame geralmente contraindicado para gestantes, mas em alguns casos o seu benefício é maior que o risco que apresenta à mãe e ao feto, por isso sua indicação e periodicidade deve ser sempre a critério médico.

Você precisa fazer uma radiografia com um laudo de qualidade por um preço que cabe no seu bolso? Conte conosco! Leia mais sobre aqui.

Deixe uma Resposta