Clínico Geral: o que faz essa especialidade?

Você entende o que significa ser um clínico geral? Com tantas especialidades médicas existentes hoje, é normal que a gente entenda o clínico geral como o médico “sem especialidade”. No entanto, para receber o título de clínico, todo médico generalista deve se especializar em clínica médica. Entenda melhor nesse artigo o que isso significa, o que faz essa especialidade e quando procurá-la.

O que é

A clínica geral se refere à especialidade em clínica médica. Se trata do profissional médico que se dedica a estudar e investigar todas as doenças que acometem adultos e que não são cirúrgicas, ginecológicas ou obstétricas. Assim, consiste em um campo de estudo e raciocínio clínico que se dedica a diagnosticar e tratar o corpo humano como um todo.

Formação do Clínico Geral

Hoje a formação do médico clínico geral exige uma graduação em medicina de 6 anos de duração, seguido de uma residência médica em clínica médica por dois ou três anos. Ou seja, trata-se de uma especialidade clínica que exige cerca de 8 a 9 anos de estudo e formação.

Esse especialista pode atuar em consultórios, pronto-atendimentos, hospitais e departamentos de emergência.

Clínico Geral versus  Médico de Família

Muitos clínicos gerais atuam em consultório, atendendo e acompanhando pacientes da mesma família, sendo muitas vezes reconhecido e chamados como o médico da família. Esse conceito não está errado, no sentido de que se trata de um médico clínico que está acompanhando e tratando os problemas em saúde de várias pessoas com algum grau de parentesco. 

Entretanto, vale ressaltar que existe uma outra especialidade médica, chamada de Medicina de Família e Comunidade (MFC). Essa última também se trata de uma especialidade clínica, porém em que o médico não só trata e acompanha todos os membros da família – incluindo gestantes e crianças – como busca ações de prevenção e promoção em saúde para um mesmo território em que se encontra a comunidade. Outra diferença entre essas duas especialidades é que o clínico geral se ocupa de doenças de maior complexidade e gravidade  e que, na maioria das vezes, se restringem ao ambiente hospitalar. Já o médico de família geralmente atua nas unidades básicas de saúde, atendendo às enfermidades que não exigem intervenções ou exames complementares de urgência.

Em ambas especialidades, o médico está apto a fazer diagnósticos; pedir e interpretar exames complementares; prescrever tratamentos e acompanhar a evolução do seu paciente. Outra função de grande valia dessas especialidades é de saber identificar quando o paciente precisa ser encaminhado a um especialista em algum sistema específico do corpo humano. Dessa forma, o profissional consegue destinar o fluxo de atendimento de uma forma mais qualificada e evitar que o paciente seja submetido a exames, consultas e/ou intervenções desnecessárias.

Quando procurar um clínico geral?

Qualquer queixa em saúde pode ser um motivo para procurar o clínico geral. Sendo assim, todo sintoma novo que surgir e que possa gerar mal estar em um adulto não gestante pode e deve ser investigado pelo clínico geral. 

Da mesma forma, esse especialista costuma ser acionado quando há necessidade de:

  • Avaliação médica antes de iniciar uma atividade física ou exercer um cargo profissional que exige aptidão física e mental;
  • Exames de rotina para grupos de risco;
  • Avaliação médica pré-cirúrgica;
  • Manejo de possíveis associações medicamentosas (muitas vezes tomamos diversos medicamentos prescritos por especialistas diferentes);
  • Investigação de sintomas apresentados e sobre os quais não se tem muita clareza.

ATENÇÃO: Ao consultar-se com o clínico geral, é importante levar os exames anteriores e o seu histórico em saúde. Esses documentos ajudarão o profissional a conhecer o paciente, a ajudá-lo na prevenção de adoecimentos futuros, assim como na investigação de novos sintomas. 

Qual a importância de se consultar um clínico geral?

O clínico geral busca olhar o paciente como um todo, entendendo como as questões biopsicossociais, inclusive, podem estar associadas ou não a diferentes formas de adoecimento. Além disso, quando uma pessoa recorre sempre ao mesmo profissional, esse costuma fazer uma avaliação mais ampla do quadro, pois o acompanhamento do seu histórico médico auxilia na realização de um diagnóstico mais preciso. Por isso, o clínico geral costuma estabelecer com seus pacientes relações e vínculos duradouros que levam à promoção de qualidade de vida 

Onde encontrar

Se você deseja se consultar com um clínico geral e precisa de um atendimento de qualidade, com agendamento próximo e com um valor que cabe no seu bolso, conte conosco! Para consultar o clínico geral com a Clínica Leve Saúde, basta agendar seu horário online clicando aqui. Se preferir, nossa equipe está disponível pelo número (21) 3952-4800.

Deixe uma Resposta