Especialidades > Psiquiatra

Psiquiatra é o médico especialista em Psiquiatria, que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais.

Veja outras Especialidades!

Sofrimentos mentais pode ser de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas, por exemplo:

  • Depressão
  • Transtorno bipolar
  • Esquizofrenia
  • Demência
  • Transtornos de ansiedade
  • Etc

Psiquiatra é um médico especializado no cuidado da saúde mental por meio do tratamento da doença mental, através do modelo biomédico de abordagem das perturbações psíquicas, incluindo o uso de medicamentos.

Os psiquiatras e os médicos assistentes podem realizar exames físicos, solicitar e interpretar análises laboratoriais, eletroencefalograma (EEG) e exames como Tomografia computadorizada (CT), Ressonância magnética (RM) e PET (Tomografia por emissão de pósitrons).

O profissional tem que avaliar o paciente em busca de problemas médicos que possam ser a causa da perturbação mental.

Atuação do Psiquiatra

A meta principal de um psiquiatra é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico do seu paciente.

Para isso, é necessária uma avaliação completa do paciente, com perspectivas biológica, psicológica e de ordem cultural, entre outras afins.

Uma doença ou problema psíquico pode ser tratado com medicamentos ou terapêuticas diversas, como a psicoterapia, prática de maior tradição no tratamento.

A avaliação psiquiátrica envolve o exame do estado mental e a história clínica.

Testes psicológicos, neurológicos, neuropsicológicos e exames de imagem podem ser utilizados como auxiliares na avaliação, assim como exames físicos e laboratoriais.

Os procedimentos diagnósticos são norteados a partir do campo das psicopatologias.

Alguns critérios bastante usados hoje em dia, principalmente na saúde pública, são:

  • CID-10 da Organização Mundial de Saúde, adotada no Brasil
  • DSM-IV da American Psychiatric Association.

Os medicamentos psiquiátricos são parte importante do arsenal terapêutico, o que é único na Psiquiatria.

Assim como procedimentos mais raramente utilizados, muito já criticados na história do movimento psiquiátrico, como a eletroconvulsoterapia.

Psicoterapia

A psicoterapia também faz parte do arsenal terapêutico do psiquiatra, embora também possa ser utilizada por outros profissionais de saúde mental: Psicólogos e Psicanalistas.

No entanto, a ferramenta da psicoterapia é sempre útil para as entrevistas diagnósticas e orientações; para praticá-la o psiquiatra deve fazer a formação complementar.

Os serviços psiquiátricos podem fornecer atendimento de forma ambulatorial ou em internamento.

Em casos de sofrimento grave do paciente e risco para si e para os outros que o cercam, a indicação de internação pode até ocorrer de forma involuntária.

Tanto a clínica quanto a pesquisa em psiquiatria são realizadas de forma interdisciplinar.

A palavra Psiquiatria deriva do Grego e quer dizer “arte de curar a alma”.

Os transtornos mentais são descritos por suas características patológicas, ou psicopatologia, que é um ramo descritivo destes fenômenos.

Muitas doenças psiquiátricas ainda não têm cura.

Enquanto algumas doenças têm curso breve e poucos sintomas, outras são condições crônicas que apresentam importante impacto na qualidade de vida do paciente, necessitando de tratamento a longo prazo ou por toda a vida.

A efetividade do tratamento também varia em cada paciente.

A Leve Saúde conta com os melhores Psiquiatras e profissionais de confiança que são qualificados e preparados para sua necessidade.

Agende agora mesmo sua Consulta!

 

Links Úteis