Especialidades > Nutricionista

O nutricionista é um profissional de saúde com no mínimo uma graduação de 4 a 6 anos de estudos exclusivamente voltada a alimentação humana, forma-se com um olhar generalista, humanista e crítico.

Veja outras Especialidades!

O nutricionista também visa à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais.

Ainda deve auxiliar na manutenção e recuperação da saúde, bem como na prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais.

Atuação do Nutricionista

Sua atuação contribui para a melhoria da qualidade de vida e deve ser pautada em princípios éticos, com reflexões sobre a realidade econômica, política, social e cultural do país.

Os nutricionistas não devem ser confundidos com os médicos nutrólogos, estes formados em Medicina e com pós-graduação ou residência na área de Nutrologia.

Com especialização em doenças provocadas pela alimentação inadequada, o nutrólogo realiza diagnósticos, prescreve dietas parenterais e enterais.

Ainda é responsabilidade do nutrólogo cuidar de doenças alimentares através de medicamentos, suplementos alimentares ou formulações entre outros que necessitem de intervenção médica.

Algumas áreas específicas onde um nutricionista pode atuar

  • Alimentação Coletiva – Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), Alimentação Escolar e Alimentação do Trabalhador.
  • Nutrição Clínica – Clínicas, consultórios, hospitais, Ambulatórios atuando na prevenção e tratamento de doenças associadas a alimentação.
  • Saúde Coletiva – Políticas e programas institucionais; atenção básica em saúde; vigilância em saúde.
  • Docência – Ensino, pesquisa e extensão (graduação e pós-graduação) e coordenação de cursos.
  • Indústria de alimentos – Desenvolvimento de produtos.
  • Nutrição em Esportes – Clubes esportivos; academias e similares.
  • Marketing de Alimentos e Nutrição – Divulgar informações e materiais técnico-científicos acerca de produtos ou técnicas reconhecidas.

Formação do Nutricionista

Para exercer a profissão, este profissional deve ter diploma expedido por escolas de graduação em Nutrição, oficiais ou reconhecidas.

O nutricionista ainda deve estar devidamente registrado no órgão competente do Ministério da Educação e estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN).

A Leve Saúde conta com os melhores Nutricionistas e profissionais de confiança que são qualificados e preparados para sua necessidade.

Agende agora mesmo sua Consulta!

 

Links Úteis