Cardiologia

Cardiologista é o médico especialista em Cardiologia, que é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório.

Veja outras Especialidades!

Exame mais comum do Cardiologista

O exame mais comum, feito por rotina durante uma consulta de cardiologia é o Eletrocardiograma. O Eletrocardiograma é um exame que deverá ser laudado pelo cardiologista.

Então, Cardiologista é esse profissional é de extrema importância para se manter uma vida saudável, já que ele se dedica a desvendar os mistérios do coração e do sistema circulatório.

Quais são os procedimentos cirúrgicos mais comuns em Cardiologia?

As cirurgias fazem parte da rotina de um médico. No caso do cardiologista, ele se habilita a fazer alguns procedimentos, tais como:

Pontes de safena

Nessa cirurgia, são feitas pontes de safena que passam por obstruções criadas por placas de gordura nas artérias coronárias. Essa ação possibilita o restabelecimento do fluxo sanguíneo para o coração.

O procedimento é recomendado para quem já teve infarto. Também pode ser feito por aqueles com artérias obstruídas, cuja correção não possa ser feita por angioplastia. A cirurgia ainda é indicada para quem não infartou, mas possui lesões nas artérias e sente dor no peito ao fazer algum esforço.

Válvulas

Mitral, aórtica, tricúspide e pulmonar são exemplos de válvulas que contribuem para o sangue ser conduzido ao coração. Quando alguma delas não tem o desempenho adequado, o correto é fazer a substituição ou o reparo.

Na cirurgia de reparação, é possível consertar uma válvula sem ter que trocá-la. Caso não seja viável fazer esse procedimento, é recomendada a substituição por uma válvula artificial (prótese), que pode conter tecido humano ou liga de metais.

Correção de doenças congênitas

As doenças congênitas cardíacas são defeitos no coração que aparecem no paciente desde o nascimento. Uma das mais comuns é o “defeito do septo atrial”, que consiste na abertura de uma das paredes internas do órgão. Para corrigir esse problema, é necessário fazer uma cirurgia. O procedimento tem como objetivo fechar a abertura localizada no coração e propiciar mais qualidade de vida ao paciente.

Marca-passo

Essa cirurgia é feita para implantar pequenos geradores de impulsos elétricos. Eles são conduzidos à parte interna do coração por meio de eletrodos, a fim de melhorar os batimentos.

O marca-passo é inserido para a correção do ritmo cardíaco. Ele deve ser colocado quando os impulsos elétricos das células, responsáveis pelas batidas do coração, apresentam uma performance ruim.

Transplante

É uma cirurgia bastante complexa e exige muita habilidade e conhecimento do cardiologista. Ela é feita em pacientes que estão em um estado mais grave, com risco de morte.

A Leve Saúde conta com os melhores Cardiologistas e profissionais de confiança que são qualificados e preparados para sua necessidade.

Agende agora mesmo sua Consulta!

 

Leia Mais